Alimentação pós parto

Após a gravidez a maioria das mulheres procura voltar a ter o corpo que tinha antes e assim maioria das mães optam por uma alimentação mais restrita durante o período de lactação para que possam voltar ao peso ideal. O que muitas mães não sabem por falta de informação é que a produção de leite gasta um número considerável de calorias. Por motivo da produção de leite a mãe precisa de uma alimentação rica em calorias, pois a produção do leite materno gasta um número maior de calorias.


A gordura que foi depositada no corpo da mãe durante a gravidez também é utilizada para fornecer energia para a produção do leite e é por isso que quanto mais a mãe amamentar, maior vai ser a perda de peso, assim consequentemente a gordura que se depositou no corpo da mãe vai diminuir.

O ideal é evitar os alimentos que possuam muitas calorias e que sejam ricos em carboidratos e gorduras como frituras, bolos, doces, tortas, salgados, chocolates, sobremesas e outros. É importante que seja acrescentado a alimentação das lactantes alimentos naturais e integrais. Uma dica interessante é substituir a farinha branca e refinada pela farinha integral, substituir o pão francês pelo pão preto, o arroz pelo arroz integral, no geral é interessante substituir os alimentos normais pelos integrais.

A alimentação da mãe que amamenta pode causar alergias e cólicas nos bebês, por isso é ideal e fundamental a mãe saber se alimentar bem. É importante manter uma alimentação balanceada, que possua todos os tipos de alimentos como frutas, verduras, carnes, cereais e evitar ingerir alimentos gordurosos. A mãe que alimenta deve fazer cinco refeições por dia, o café da manhã, o almoço e o jantar são fundamentais e mais os lanches intercalados entre as refeições.


Alguns alimentos devem ser evitados como a cafeína, pois se a mãe ingere essa substância, ela também estará presente no leite e isso deixa o bebê irritado, enjoado e sem sono, por isso é importante substituir por alimentos descafeínados. Evite comer chocolates, chás, café e refrigerantes. Outros alimentos que não possuem cafeína podem causar alergias e cólicas como a soja, peixe, frutas secas, amendoim, ovos, mate, chá preto, verde e outros.

Não pense que ingerir leite de vaca ou cerveja preta aumenta a quantidade de leite, isso é mito. O leite materno é o melhor alimento!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*