Aromaterapia

Na aromaterapia, são usados óleos com propriedades curativas, conhecidos como «óleos essenciais», sob a forma de compressas ou inalação de vapor, acrescentados à água do banho ou massajados sobre a pele. Os óleos essenciais são extraídos de várias plantas medicinais por um processo de distilação. Como são extremamente concentrados, são necessárias apenas algumas gotas. Para uma massagem, juntam-se algumas gotas de um ou mais óleos a um óleo de base, como de amêndoa.


Os óleos essenciais são absorvidos pelo organismo através de inalação e da pele. Podem ter um efeito localizado e também penetrar no fluxo sanguíneo para chegar a outras áreas do organismo. Alguns óleos afetam o estado de espírito, aliviando, por exemplo, a tensão ou a depressão.

A aromaterapia é útil para tratar problemas relacionados com stress e estados dolorosos crónicos como a artrite.


Os óleos essenciais estão disponíveis em farmácias e lojas de dietética para serem usados em casa, mas, para um tratamento adequado ao seu estado pessoal, é aconselhável consultar um aromaterapeuta qualificado. Depois de discutir o seu estado, o aromaterapeuta selecciona os óleos a usar em casa ou oferece-se para os aplicar sob a forma de massagem. Para o alivio de problemas respiratórios, como bronquite ou sinusite, o terapeuta fornece uma combinação de óleos a juntar a água quente para uma inalação de vapor.

Para além de aliviar alguns distúrbios específicos, a aromaterapia estimula o relaxamento e a libertação de endorfinas, proporcionando assim alívio de problemas como ansiedade e dores musculares e articulares.

A aromaterapia pode diminuir problemas relacionadas com stress e estados emocionais, como ansiedade e depressão. Também é útil para aliviar:

  • Congestão nasal e sinusite (numa inalação de vapor)
  • Tensão muscular
  • Dores crónicas de pescoço e costas
  • Tensão alta
  • Sintomas pré-menstruais
  • Bronquite crónica

Aromaterapia – Óleos Essenciais

Pode comprar óleos de massagem já misturados ou fazê-los você mesmo adquirindo óleos essenciais e misturando algumas gotas com um óleo de base, tal como de amêndoa ou avelã. Os óleos essenciais devem ser mantidos num local fresco e escuro, mas não no frigorífico, uma vez que o frio pode degradar a qualidade do óleo.

Os óleos essenciais são os extratos aromáticos das plantas. Existem muitas maneiras de usar os óleos de forma terapêutica — dois métodos populares consistem em inalá-los numa bacia de água quente ou diluí-los num óleo-base e massajar a pele com essa mistura.

Para restaurar a saúde é necessário ter em consideração tanto sintomas emocionais como físicos. Por muito diferentes que sejam, todas as terapias naturais estão unidas por este princípio holístico.

Por outras palavras, ao fazer um diagnóstico, um terapeuta tomará em consideração não só os sintomas físicos imediatos da doença, mas também a saúde e a capacidade de recuperação física do indivíduo, a sua personalidade, o seu estilo de vida e o seu estado emocional atual.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*