Colesterol Bom e Mau

O colesterol encontra-se em todos os tecidos do organismo e é um componente das membranas das células e dos nervos. É o fígado que produz a maior parte do colesterol que é necessário. Aumentar os níveis de colesterol através da alimentação aumenta o risco de incidência de doença cardíaca e de acidente vascular cerebral.

O colesterol tem funções importantes

Apesar da sua conotação negativa, o colesterol tem algumas funções benéficas — ajuda o organismo na digestão das gorduras, na produção de certas hormonas e da vitamina D. Em excesso, adere às paredes internas das artérias.

Na meia-idade, os níveis elevados de colesterol podem ser tão perigosos que os homens entre os 35 e os 65 anos e as mulheres entre os 45 e os 65 deveriam fazer análises ao colesterol pelo menos todos os cinco anos. Todas as pessoas diagnosticadas como doentes cardíacos deveriam fazer controles analíticos frequentes, segundo a prescrição do cardiologista.

Medido em miligramas por decilitro de sangue (mg/dl) o nível de colesterol total do sangue é referenciado como segue: menos de 200 mg/dl (normal), 200-239 mg/dl (limite superior do normal) e 240 mg/dl ou mais (elevado) Estudos recentes, porém, mostram que mesmo pessoas com níveis normais de colesterol total podem ainda estar em risco de ter problemas vasculares; por isso, níveis tão baixos como 140 mg/dl (mas não inferiores) podem ser ainda mais benéficos.

Colesterol bom e mau

Além dos níveis de colesterol total, são também relevantes os níveis dos triglicéridos (gorduras que constituem formas de depósito e potenciais precursores de colesterol) e de duas frações do colesterol total, que são proteínas do sangue que transportam o colesterol: a lipoproteína de alta densidade, ou HDL (high-density lipoprotein), e a lipoproteína de baixa densidade, ou LDL (low-density lipoprotein).

A HDL é o colesterol «bom», porque transporta o colesterol para fora dos tecidos; a LDL é o colesterol «mau», porque ajuda o colesterol a aderir mais prontamente às paredes das artérias. Os níveis destes três componentes são também medidos quando o sangue é investigado em ter-mos de colesterol total. Um tratamento adequado compreende não só a redução dos níveis de colesterol total como o aumento de HDL e a diminuição de LDL e dos triglicéridos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*