Como reduzir o sódio na alimentação

A medida que as pessoas envelhecem, tornam-se muitas vezes mais sensíveis ao sódio, por isso reduzi-lo pode ser ainda mais importante. Os organismos mais velhos tendem a ser menos eficientes a eliminar o sódio. O resultado, uma vez mais, é a tensão arterial elevada, que é particularmente perigosa nos idosos, cujos vasos sanguíneos são menos flexíveis e têm mais probabilidade de ruptura ou oclusão.


A princípio, pode ser difícil aderir a um regime alimentar com baixo teor de sódio, mas após algumas semanas o paladar adapta-se, de modo que mesmo os alimentos pouco salgados sabem a sal. Contudo, uma dieta com baixo teor de sódio é apenas parte de uma estratégia para controlar a tensão arterial. É preciso também manter um peso saudável, fazer exercício regularmente, abster-se de fumar, beber álcool moderadamente e aprender a lidar com o stress. Comer mais legumes e frutos, além de lacticínios com baixo teor de gordura, pode ajudar a baixar ainda mais a tensão arterial. Apesar de tudo, a medicação pode ser ainda necessária.

Como reduzir o sódio

  • Comer alimentos frescos e naturais, isto é, alimentos não-processados. Os frutos frescos e os legumes têm, de um modo geral, menos de 10 mg de sódio por dose. Uma dose de carne de vaca, peixe ou criação frescos pode conter menos de 100 mg.
  • Diminuir a quantidade de alimentos processados.
  • A maior parte da ingestão de sódio provém do sal adicionado ao pão, cereais, carnes processadas, queijos, alimentos enlatados, sopas, aperitivos e refeições de restaurantes e de comida rápida.
  • Um conselho: não utilize o líquido salgado dos legumes ou das carnes enlatados.
  • Provar a comida antes de deitar sal.
  • Use especiarias. Ao cozinhar, substitua o sal por ervas aromáticas, especiarias, alho ou cebola e até sumo de limão. O vulgar molho de soja, o molho para os bifes, algumas mostardas e a manteiga com sal possuem, contudo, elevados teores de sódio.
  • A água mineral, as vitaminas e medicamentos como os antiácidos e os laxantes podem conter sódio; verifique os rótulos. Os filtros que amaciam a água também podem acrescentar quantidades substanciais à água corrente.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*