Benefícios da Dieta Vegetariana

Um número crescente de estudos aponta para os benefícios para a saúde de uma dieta vegetariana que pode reduzir o risco de várias doenças crónicas. Por isso, se pensa renunciar à carne, saiba que não está só. Desde que faça uma dieta variada, pode obter os nutrientes de que precisa. É só preciso fazer algum planeamento.


Benefícios da Dieta Vegetariana

Os investigadores do American Institute for Cancer Research afirmam que comer apenas muitos legumes e frutos pode reduzir o risco do cancro em pelo menos 20%. Recentemente, depois de terem analisado mais de 4000 estudos científicos sobre alimentação e cancro, aqueles investigadores chegaram à conclusão de que uma dieta vegetariana era fundamental na redução do risco de cancro. Estas conclusões têm como base o estudo dos comportamentos alimentares das populações mediterrânicas e asiáticas, que têm taxas de incidência de cancro inferiores às de países como os Estados Unidos e a Grã-Bretanha. Nestes últimos países consomem-se menos alimentos vegetais.

A investigação também demonstrou que os vegetarianos são menos vulneráveis a muitas outras doenças, incluindo doença cardíaca, enfarte, diabetes tipo II, tensão arterial elevada e, possivelmente, cálculos renais, cálculos na vesícula e osteoporose. Um estudo em 48 doentes com doença coronária sugere que uma dieta vegetariana pode até inverter a doença cardíaca. Há uma outra vantagem: os vegetarianos tendem a ser mais magros do que as pessoas que comem carne.


Julga-se que os vegetais exercem a sua magia utilizando os combatentes de doenças como os antioxidantes (betacaroteno, vitamina C, selénio), fibras, ácido fólico, potássio e outras substâncias químicas vegetais. Ser vegetariano também significa consumir menos produtos causadores de problemas alimentares: gorduras saturadas, colesterol e proteína da carne. Porém, mesmo os vegetarianos têm de ter cuidado com a gordura presente nos frutos secos e óleos vegetais, que pode ser excessiva.

Preocupações nutricionais

Quanto mais restritiva for a sua dieta, mais difícil se torna satisfazer as necessidades de nutrientes. Os veganos podem ter deficiência de certos nutrientes essenciais, como a vitamina B1, e a vitamina D. O cálcio, o ferro e o zinco dos vegetais não são absorvidos com tanta facilidade como os dos alimentos animais. Mesmo os vegetarianos que comem ovos e leite precisam de uma dieta variada para evitar deficiências nutricionais.

Felizmente, concentrar-se em alguns alimentos principais pode ajudar. A vitamina B, (presente nos lacticínios e ovos) é muitas vezes acrescentada ao leite de soja e cereais enriquecidos. O ferro encontra-se nos cereais enriquecidos, no feijão e frutos secos; pode aumentar a sua absorção comendo alimentos ricos em vitamina C. As nozes e os frutos secos são boas fontes de zinco, e o tofu, o sumo de laranja enriquecido e os brócolos ajudarão a satisfazer as necessidades de cálcio. Com excepção da soja, os alimentos vegetais só por si não são fontes de proteínas completas. Mas os vegetarianos que comem cereais juntamente com nozes ou feijões devem obter proteínas suficientes; as combinações constituem proteínas completas. E pelo sim, pelo não, os vegetarianos devem to-mar um suplemento multivitamínico/mineral.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*