Digitopressão

Nesta terapia, aplica-se uma suave pressão nos pontos de acupunctura com as pontas dos dedos ou com uma extremidade embotada. A digitopressão segue princípios semelhantes aos da acupunctura, mas pode antecedê-la. É provável que os pontos de acupunctura tenham sido descobertos ao massajar e pressionar áreas sensíveis do corpo. As primeiras ferramentas médicas descobertas em escavações arqueológicas da China são seixos de ponta embotada, conhecidos como «pedras bian», que talvez tenham sido usados antes do aparecimento das agulhas. A digitopressão é um método seguro de autotratamento para muitos problemas, incluindo o enjoo do movimento.


A digitopressão tem o mesmo fim da acupunctura: restaurar o fluxo de energia ao longo dos meridianos e libertar quaisquer bloqueios. O tratamento consiste em manter pressão firme em pontos de acupunctura seleccionados durante um minuto ou mais ou estimular os pontos usando um movimento circular de amassar.


A pressão aplica-se normalmente com a ponta dos dedos ou polegares, mas também pode ser feita com uma extremidade arredondada, como a parte de cima de uma caneta.

A digitopressão é um excelente tratamento preventivo. Também é útil para problemas dolorosos específicos, tais como:

  • Dores de cabeça e enxaquecas
  • Dores de costas
  • Problemas digestivos
  • Falta crónica de flexibilidade crónica
  • Lesões desportivas

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*