Febre – Causas, Tratamento

Estado patológico caracterizado pela elevação anormal da temperatura do corpo, aceleração do pulso, mal-estar geral, dores de cabeça, calafrios e dores nos músculos; às vezes o paciente tem delírios. Em crianças, quando a febre é muito alta (acima de 40°C) ocorrem convulsões. Neste caso, procure um médico urgentemente, pois há risco de ocorrerem danos irreversíveis.


Causas da Febre

As febres são causadas principalmente por: abcessos, amigdalite, artrite, cistite, cólera, colite, coqueluche, dengue, disenteria, erisipela, escarlatina, doenças do fígado, gripe, icterícia, doenças intestinais, doenças da garganta, laringite, nefrite, otite, pneumonia, reumatismo, sífilis, tuberculose, tumores, etc.

O controlo da febre deve preceder o tratamento da enfermidade, e é preciso estar atento à temperatura para que não se eleve acima de 39°C. Para manter estável uma temperatura suportável, faça fricções em todo o corpo do paciente usando uma esponja embebida em água fria. Se a temperatura continuar elevando-se, use panos humedecidos em água fria ou aplicação de saco de gelo. Após cada sessão, o paciente deve ser imediatamente agasalhado e acomodado em local arejado, livre de correntes de ar.

Tratamento da Febre

HORTALIÇAS:

ALHO — Triturar 4 a 5 dentes de alhos pequenos, acrescentando gengibre 50 g, 1/2 chávena de mel e o sumo de 1 limão. Triturar tudo, coar, e amornar e depois acrescentar 30 a 40 gotas de própolis e o sumo de 1 laranja. Beber preferencialmente à noite. Ao deitar, agasalhe-se bem, para poder transpirar e eliminar as toxinas. Repetir esta indicação no período médio de 3 a 4 dias.

CEBOLA — Preparar 2 colheres de sumo de cebola, 1 colher de mel e o sumo de 1 limão, juntar tudo numa chávena com água quente, tomar 3 vezes ao dia, nos casos graves tomar até 5 vezes ao dia.

AGRIÃO — Xarope. 1 copo de mel, 5 talos de agrião, 1 cebola ralada e 1 dente de alho. Ferver tudo em 1/2 litro de água durante 15 minutos. Tomar 1/2 chávena 3 vezes ao dia.


Beba abundantemente água pura e fresca e sumos naturais de laranja, limão, abacaxi, acerola, carambola, etc. A ingestão de líquidos auxiliará no equilíbrio da temperatura. A alimentação deve ser natural e simples, composta de frutas frescas da época, ver-duras e legumes crus. Evite ingerir lacticínios, alimentos gordos, artificiais, carnes e enchidos em geral.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*