Hepatite B – Caracterização, Como se Transmite, Sintomas e Prevenção

Hepatite B caracteriza-se por uma inflamação no fígado. É causada pelo vírus VHB e pode ser transmitida através de: relações sexuais, transfusões de sangue, agulhas e outros objetos contami­nados, como alicates de unhas, durante a gravidez (da mãe para o bebé) e no parto. Se não for tratada, pode causar cirrose e cancro do fígado. Por isso, fique bem longe dela!


Sintomas

A pessoa infectada pelo vírus pode demorar entre um a quatro meses para manifestar os primeiros sintomas e alguns indivíduos podem nem apresentar sinais. No auge da doença, o paciente pode ter febre, dores nas articulações, náuseas, mal-estar, dores de cabeça, pele amarelada e urina escura. Então, aos primeiros sinais, se você esteve exposto aos riscos de contágio, procure um médico ou posto de saúde imediatamente.


Prevenção

A vacina contra a Hepatite B faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde e imuniza a pessoa para toda a vida. Ela é aplicada em três etapas: a primeira é dada logo ao nascer. A segunda, um mês depois e a terceira, aos seis meses de vida. Crianças e adolescentes até aos 19 anos, mulheres grávidas até aos três meses e pessoas que trabalham em profissões de risco (especialistas em manicura e pedi­cura, podólogos, enfermeiros) também podem vacinar-se. Por isso, confira se o seu registo de vacinação está em dia. Se não estiver, procure o posto de saúde mais próximo de sua casa.

Se estiver a pensar engravidar

ou se já está grávida, faça o exame para saber se é portadora do vírus da Hepatite B. Caso o teste acuse positivo para a doença, procure ajuda médica quanto antes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*