Tratamento para insonia

Todos nós por vários motivos temos problemas em dormir, as chamadas insônias aparecem quando menos se espera. Podem vir devido ao estresse. No entanto chama-se insônia a quem tem dificuldade em cair no sono, levanta frequentemente durante a noite com dificuldade de voltar a dormir, acorda bastante cedo e o sono não restaura a pessoa, ou seja dorme mas não consegue descansar. Para resolver o problema de insônias existem alguns tratamentos interessantes. Mas para resolver algo o mais importante é tentar perceber o que causa a insônia. Pode-se dizer que a maioria dos problemas relacionados com isso são causados devido a ambientes barulhentos, estresse do trabalho e da família, mudanças repentinas de ambientes que o rodeiam e claro possíveis efeitos secundários de medicação que você toma.


Tratamento para insônia crônica

Primeiro, diagnosticar e tratar problemas médicos ou psicológicos que possam estar ocasionando a insônia.

Identificar comportamentos que podem piorar a insônia e interrompê-los ou reduzi-los.

Possível uso de remédios para dormir, embora a utilização a longo prazo seja controversa. Um paciente usando qualquer remédio para dormir deve estar sob a supervisão de um médico que avaliará de perto a eficiência e minimizará os efeitos colaterais. Em geral, esses medicamentos são prescritos na dose mínima e no menor período de tempo necessário para aliviar os sintomas relacionados à falta de sono. Para alguns desses remédios, a dose deve ser gradualmente diminuída, uma vez que uma parada abrupta poderia ocasionar a volta da insônia por uma noite ou duas.


Experimentar técnicas comportamentais para melhorar o sono, como terapia de relaxamento, terapia de restrição de sono e recondicionamento.

  • Terapia de relaxamento. Há técnicas específicas e efetivas que podem reduzir ou eliminar a tensão corporal e ansiedade. Como resultado, a mente da pessoa é capaz de ficar quieta, os músculos podem relaxar e pode ocorrer o sono repousante. Geralmente é preciso muita prática para aprender essas técnicas e alcançar a relaxação efetiva.
  • Restrição de sono. Algumas pessoas sofrendo de insônia gastam muito tempo na cama tentando sem sucesso dormir. Essas pessoas podem se beneficiar de um programa de restrição de sono que primeiramente permite apenas algumas horas de sono durante a noite. Gradualmente o tempo é aumentado até que seja alcançada um noite normal de sono.
  • Recondicionamento. Outro tratamento que pode ajudar algumas pessoas com insônia é recondicioná-las para associar a cama e o horário de dormir com o sono. Para a maioria das pessoas, isso significa não usar sua cama para nenhuma outra atividade além de sexo e dormir. Como parte do processo de recondicionamento, a pessoa é geralmente aconselhada para ir para a cama somente quando estiver com sono. Se não for capaz de dormir, a pessoa é orientada a levantar e só voltar para a cama quando estiver com sono. A pessoa também deve evitar sonecas. Eventualmente, o corpo será condicionado a associar a cama e horário de dormir com o sono.

Experimente também ouvir uma música relaxante, vai ver que até pode funcionar.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*