Tabagismo e suas consequencias

Toda a gente sabe que o tabaco é prejudicial à saúde. Embora, todos saibamos que o tabaco faz mal, muita gente continua a fumar sem mostrar sinais de preocupação dos problemas que este vicio trará futuramente para a sua saúde.


Os grandes motivos que levam a uma pessoa a fumar é por prazer, os jovens por exemplo grande parte deles fumam por razões sociais porque são pressionados pelos amigos ou só mesmo para satisfazer o seu vicio. O cigarro é composto por várias substâncias prejudiciais, entre elas, a nicotina, que pode levar a pessoa à dependência desta substância.

Ao inicio, a nicotina tem um efeito benéfico ilusório, pois estimula a atenção, a memória e gera um estado moderado de euforia. Entretanto, a partir do momento que o hábito de fumar se torna crónico, a nicotina somente atenua os sintomas tão incômodos da abstinência, que são: confusão mental, nervosismo, ansiedade, insónias e depressão. Em fumadores crónicos, tais sintomas se iniciam de forma bastante rápida, em aproximadamente 30 minutos após cada dose. Um outro malefício da nicotina é que ela causa distúrbios no metabolismo e faz com que a pessoa perca o apetite. O fumo pode provocar muitos tipos de câncer, como o câncer de pulmão, de rim, de laringe, de cabeça e pescoço, de bexiga, de esôfago, de pâncreas e de estômago.


Além disso, existem evidências que sugerem que o hábito de fumar pode provocar um maior risco de leucemia, câncer de fígado, de cólon ou reto, problemas congênitos em filhos de mulheres que não deixaram de fumar durante a gestação, impotência, entre muitas outras.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*