Tratamentos Dentários

Seja para uma limpeza, uma obturação, ou um tratamento mais complicado, todos nós vamos, ou devíamos ir ao dentista pelo menos uma vez por ano. E, se estivermos a par dos diversos aspetos dos procedimentos dentários, tanto dos mais simples como dos mais sofisticados, poderemos contribuir para melhorar os resultados.


Evitar as cáries

Um dente cariado não tratado infeta, causando dores e acabando mesmo por ter que ser extraído. A odontologia moderna permite evitar que tal aconteça, por meio de:

Amálgamas dentárias

Quando a cárie ainda não está muito avançada, o dentista broca a cavidade do dente para limpar totalmente a zona cariada e a preenche com um material resistente – em regra uma amálgama de mercúrio com prata, estanho ou cobre. Na última década surgiram receios acerca do mercúrio nestas amálgamas. Quando as obturações se decompõem, como acaba sempre por acontecer, pequenos fragmentos de mercúrio penetram na circulação, havendo quem temesse que isso pudesse aumentar os riscos de artrite, esclerose múltipla e doença de Alzheimer. Mas os estudos feitos não revelaram qualquer ligação entre problemas clínicos e as obturações com ligas de mercúrio. Parece que a quantidade de mercúrio libertada pela amálgama é tão diminuta que não causa quaisquer danos. Se considera deste modo que a amálgama é segura, exceto para um pequeno número de pessoas hipersensíveis ou alérgicas ao mercúrio, e que podem ter problemas de saúde mesmo com uma baixa exposição ao mercúrio.

Coroas

Dispositivos aplicados sobre um dente muito destruído. As coroas são, na sua maioria, feitas de porcelana fundida em metal, mas certas pessoas preferem, nos dentes de trás, peças de ouro maciço. Depois de colocada a coroa, pode ficar um pequeno espaço entre esta e o resto do dente, onde com o tempo se poderá acumular placa. Para evitar esse problema, escove muito bem – mas suavemente – em redor da linha da gengiva e use diariamente o fio dental. Pergunte ao seu dentista se precisa de ter cuidados adicionais, como usar um elixir antiplaca, uma escova de dentes elétrica ou um sistema de irrigação.


Selantes

Estas películas plásticas que aderem à superfície de mastigação dos dentes e constituem uma barreira contra as bactérias se destinam a evitar a cárie. Têm sido usadas principalmente nas crianças, mas muitos adultos podem igualmente beneficiar deles.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*