Tai Chi Chuan

Mais conhecida como tai chi chuan, esta antiga sequência chinesa de movimentos baseia-se na crença de que toda a vida e matéria do Universo são originárias de uma só fonte denominada tao. O chi, ou força de vida, atravessa o tao e rodeia e flui por todos os organismos humanos em padrões regulares denominados meridianos.


Quando o fluxo de chi ao longo de um meridiano fica bloqueado ou desequilibrado, uma situação de doença pode ocorrer. Assim, para manter uma saúde boa, o chi deve fluir livremente. Crê-se que o tai chi surtiu no século xi quando um homem chamado Chang Senfeng desenvolveu um sistema de movimentos especifica-mente para desenvolver o chi.


Tai Chi Chuan – Movimentos

Os movimentos do tai chi são suaves e devem realizar-se sem qualquer esforço. Isso ajudará o indivíduo a concentrar-se no seu estado físico, mental e espiritual, favorecendo o fluxo suave de chi. É preferível começar por ter aulas com um professor devidamente treinado, dado que as posturas ou «formas» de tai chi são complica-das. Uma prática abreviada compreende 37 movimentos e tem uma duração de 5 a 10 minutos, enquanto uma prática mais longa compreende 108 movimentos e leva cerca de 30 minutos a realizar.

Tai Chi Chuan – Benefícios

O tai chi é largamente recomendado para o alívio do stress e da ansiedade, aumento da flexibilidade e tonificação dos músculos. Pode tam-bém ajudar a baixar a tensão arterial.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*