Yoga

O objetivo subjacente à antiga arte indiana do Yoga é reunir o ser individual (jiva) com a consciencialização pura ou o absoluto (Brahman). Existem cinco práticas no ioga: relaxamento; exercício (as posições de ioga conhecidas como asanas); respiração correta (conhecida como pranayama, que deriva de prana, a palavra indiana para força de vida); uma alimentação de alimentos integrais; e autodisciplina mental adquirida através da meditação.


Algumas posições de yoga, incluindo a de lótus, remontam a 3000 A. C. e existem muitos tipos diferentes de yoga que se podem seguir. O principal tipo que se ensina no Ocidente é o Hatha yoga, uma forma particular que se concentra numa respiração e em movimentos correctos que podem alongar e tonificar todos os músculos e articulações do corpo.


Praticar yoga ajuda a manter uma boa saúde e pode fortalecer o sistema imunitário do organismo. É geralmente adequado para a maior parte das pessoas, mas se sofrer de qualquer problema que implique dores crónicas, é melhor consultar o seu médico antes de aderir a este tipo de prática. O yoga pode ajudá-lo a tratar músculos rígidos e dolorosos, hipertensão, asma, stress e o síndroma pré-menstrual. A maioria dos professores de yoga recomendam uma prática diária num ambiente confortável e tranquilo. Não force qualquer posição que considere difícil ou dolorosa. Se sentir que um movimento lhe causa desconforto, pare.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*